Promotor
Faz Cultura - Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M.
Sinopse
ASBU é uma viagem no tempo e no espaço. Partindo de um mito cosmogónico, que tenta explicar a formação do universo, convoca-nos até ao momento da génese do particular mundo de Synspecies, projeto audiovisual colaborativo, criado pelo designer e músico espanhol Elías Merino e pelo artista media esloveno Tadej Droljc. A partir de uma narrativa audiovisual, simultaneamente ficcional e simbólica, inscrita numa linha temporal oblíqua, e dentro da qual nem sempre é fácil encontrar orientação, esta criação descreve o início de todas as coisas – do surgimento das forças elementares do vazio, ao ritual que deu forma ao universo e até ao nascimento dos primeiros objetos. Em ASBU, Synspecies exploram conceitos como ficção especulativa, o estranhamento e as superstições; uma visão particular sobre o ciberespaço; visões oníricas e mitos e contos populares; bem como as realidades, a um tempo sublimes, mas também duras, do funcionamento da natureza.
SYNSPECIES surgiu após longas discussões e derivas conceptuais acerca de objetos audiovisuais virtuais, paradigmas da arte digital e exploração narrativa. Na sua génese estão os artistas Elías Merino e Tadej Droljc, que se inspiram em ecologias virtuais e espaços morfológicos instáveis, que emergem de uma interação devastadora de entidades que coexistem com o vazio.
Elías Merino é compositor e artista sonoro com base em Madrid. A sua prática inclui instalação, composição e performance ao vivo, trabalhando nos campos da música computacional abstrata e algorítmica, eletrónica contemporânea e música instrumental.
Tadej Droljc é um artista e programador esloveno, que trabalha na interseção entre o som, a imagem e a luz. Foi premiado com o Lumen Prize Student Award, a bolsa Dennis Smalley em música eletroacústica e o Most Promising Video Artist no MADATAC (Madrid).