Promotor
Lama Teatro
Breve Introdução
MOCHILA - Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens, nasceu em 2021, na cidade de Faro.
O festival tem como principais objectivos a promoção da descentralização da oferta cultural; a democratização do acesso a uma programação artística multidisciplinar de qualidade, composta por companhias e artistas nacionais e internacionais de referência; e, também, a capacitação do público e das comunidades para o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o mundo contemporâneo.
Paralelamente, à oferta programática da MOCHILA, decorrem diversas acções de mediação cultural, nomeadamente, o “Gang das Mochilas”, projecto que envolve jovens em idade escolar; o “ESTOJO – Laboratório Pedagógico do LAMA Teatro”, iniciativa que conta com a participação de elementos da comunidade residente na região do Algarve.
Ainda dentro das accões de mediação, continuamos a dar especial atenção ao que se faz no Algarve, com um “Baile para pais e filhos”, pela Camada – Centro Coreográfico; um “Baile tropical”, por Miguel Neto/Discossauro; concerto dos alunos da Escola de Música Moderna do Sul da ARC Os Músicos e um “Pic-Nic de histórias” contadas por intérpretes algarvios.
Este ano damos continuidade ao ciclo de conversas, momento que promove a troca de ideias e visões entre intervenientes oriundos de diferentes quadrantes. O mote para este ano é o ensino artístico.
Nesta edição do festival é dada continuidade à apresentação de propostas artísticas ecléticas na área do teatro, do novo-circo, música e performance. Serão apresentados espectáculos de companhias e artistas nacionais, como Formiga Atómica, Ball 17, Fértil Cultural, Mãozorra, Manuel Henriques, Rosinda Costa, teatromosca e LAMA Teatro, entre outros; concerto da icónica Lena D´Água, no emblemático Teatro Lethes.
O festival MOCHILA continua com a sua dimensão internacional, levando até ao espaço público da cidade de Faro espectáculos de artistas e companhias estrangeiras: “Pelat” de Joan Català (ES); “Tartana”, de Trocos Lucos (ES) e Bufa i Rebufa, de Cia Enlaire (ES).
A 4.ª edição da MOCHILA - Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens, decorrerá entre os dias 16 e 26 de maio de 2024, na cidade de Faro.
Sinopse
2 performers encontram-se numa biblioteca para conceberem um manifesto para o futuro.
Ao relacionarem-se com os objetos e materiais que compõem esta biblioteca, procuram reconstruí-la, descobrindo palavras e vozes que pertencem a manifestos escritos no passado e que apontam para uma ação futura. De que forma é que as ideias expressas nestes manifestos poderão ajudar a criar um melhor presente e um melhor futuro?
Ficha Artística
Direção: Manuel Henriques
Interpretação e co-criação: Rosinda Costa e Manuel Henriques
Apoio à criação e Produção: Marta Azenha
Parceria: Circuito – Associação Cultural.
Apoios: Município do Bombarral, Biblioteca de Marvila, Agrupamento de Escolas de São Bruno – Caxias.
Projeto financiado pela Direção Geral das Artes/ Ministério da Cultura.